O mercado de seguros está bem otimista para 2016, mesmo com a crise econômica o setor prevê um crescimento de 10,3% em relação a 2015. Segundo a Cnseg a área de maior crescimento será de cobertura de pessoas com 13% seguido pela saúde suplementar 11,4%. O que as seguradoras têm feito para manter esse crescimento em um segmento extremamente concorrido com muitas opções para os clientes?

Este setor é bastante tradicionalista, mas se viu obrigado a realizar mudanças para acompanhar as novas tecnologias e seguir crescendo. O relacionamento com o cliente, por exemplo, sempre foi um papel do corretor de seguros, que é considerado um canal de vendas muito importante na cadeia de seguros e precisa ser fidelizado. A dúvida em questão é como fazer para que um corretor venda mais o seu produto do que o do concorrente? E como depender menos desse canal e interagir direto com seu cliente?

A resposta para estes questionamentos está na transformação digital desta indústria, que está possibilitando as seguradoras uma mudança estratégica em suas áreas de vendas. Primeiro foi o nascimento de corretoras on-line permitindo ao cliente realizar de forma rápida e ágil suas cotações e por ali tomar sua decisão de contratar o seguro com mais benefícios e melhor custo. Criou-se assim um novo mercado dando possibilidade e mais autonomia para o cliente que em alguns poucos minutos consegue informações para tomada de decisão.

Apenas como referência, um ciclo de vendas feito por um corretor demora em média 10 dias, no digital são minutos. Até então, esse era um paradigma dentro do segmento que sempre fez venda por meio físico. Vendo que esse é um modelo de sucesso as seguradoras já estão criando seus próprios e-commerces e permitindo que o usuário use o meio digital para realizar pesquisas e com isso gerar mais informações fazendo como que os clientes façam a melhor escolha, tonando o processo ágil e simplificado.

Essa evolução digital é um caminho sem volta para o segmento. Com essa tendência, agora as seguradoras também precisam pensar como fazer a formalização desse contrato vendido digitalmente. Como garantir que o cliente irá assinar a proposta de seguros e analisar contrato? No meio digital a melhor forma é disponibilizar tudo eletronicamente, não é viável para o cliente imprimir assinar e enviar escaneado.

Vale reforçar que hoje praticidade e agilidade são itens obrigatórios em uma venda realizada por e-commerce, por isso, o mercado está com uma aceitação acelerada das plataformas de assinatura eletrônica que tem como o objetivo fazer com que seu cliente tenha uma experiência espetacular no momento de contratação e da formalização do contrato dando agilidade no processo da venda digital, trazendo uma inovação para este mercado que investe maciçamente em tecnologia.

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Autor do texto – Diego Martins – Account Executive DocYouSign

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