Quando chega a hora de fazer uma proposta comercial para seu o cliente, provavelmente, surgem muitas dúvidas. Já que este é um momento muito importante e, por isso, é preciso que a proposta esteja perfeita para fechar o negócio. A proposta é o planejamento da solução que sua empresa dará para o problema do cliente, por isso, deve ser bem estruturada e organizada. Ela que formalizará a negociação, recomendamos então, que seja objetiva. Para isso, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Quer saber como fazer uma proposta comercial mais eficiente e fechar negócios? Continue a leitura!

Primeiros passos

O primeiro passo é definir se a sua proposta será feita através de um documento ou através de uma apresentação. Atualmente, as propostas comerciais não são mais enviadas em papel. Se você quer ter a certeza que a proposta será vista pelo cliente e não será esquecida em uma mesa, adote a tendência paperless e trabalhe sem papel.

Após escolher o modelo de sua proposta você deve incluir os nomes dos envolvidos na proposta, ou seja, o contratante e o contratado. Inclua também qual o serviço que está sendo proposto, não precisa se delongar sobre o serviço, apenas inclua a informação necessária para identificação da proposta.

Uma boa ajuda para não se perder em meio a tudo que deverá conter na proposta é começar criando um esqueleto de todas as informações necessárias. Faça esse esqueleto com tópicos, depois você pode ir preenchendo e alterando caso precise. Assim será como se você estivesse fazendo um checklist, se organizando para que não falte nenhuma informação.

Apresentação

Faça uma pequena apresentação de sua empresa e serviços, isso ajudará a contextualizar a proposta.

Muitas vezes, outras pessoas são consultadas antes que as decisões sejam tomadas. Desta forma, caso a pessoa que recebeu o documento precise discutir a proposta com terceiros, a breve apresentação sobre a empresa e os serviços ajudará na contextualização sobre o que está sendo tratado.

Você pode colocar aqui um “Sobre a (nome da empresa)”, “Sobre o (nome do serviço)”, ou algo neste sentido. Apontando as qualidades do que está sendo apresentado.

Outro ponto importante a ser observado é que uma proposta comercial é diferente de uma apresentação comercial, tenha em mente que esta proposta será assinada. Portanto, essa “apresentação” deve ser focada no que está sendo tratado na proposta e não deve ser exposta apenas como uma apresentação comercial.

Conteúdo

Sua proposta deverá apresentar os objetivos com aquela parceria, como sua empresa alcançará aquele objetivo, apresentar um cronograma e por fim os custos dos serviços apresentados na proposta.

Uma forma fácil e direta de montar o conteúdo de sua proposta é respondendo a estas 5 perguntas:

  • Para quê?
  • Como?
  • Por quê?
  • Quando?
  • Quanto?

Objetivos (Para quê?)

“Para quê ele vai contratar os seus serviços”? Deixe claro para seu cliente quais os objetivos a serem alcançados ao firmarem uma parceria. Mostre para o cliente quais os resultados vocês estão prometendo de maneira objetiva, que ele possa “enxergar” o valor que será gerado.

Soluções (Como?)

Explique sobre o que está sendo tratado na proposta. Você deve descrever para o cliente como a sua solução vai ajudá-lo na prática. Sendo assim, nessa parte você pode mostrar gráficos sobre como a sua solução irá auxiliá-lo. Ou ainda, quais as metodologias serão usadas para que os objetivos sejam alcançados, lembre-se que o “como” é realmente “como os objetivos serão atingidos?”

Vantagens (Por quê?)

“Por que você deve confiar na minha empresa”? Você precisa demonstrar para o cliente que entende realmente sobre o que ele precisa naquele momento. Dê informações que faça com que seu cliente perceba que você “sabe onde está pisando” e que nenhuma outra empresa atenderá tão bem as necessidades do cliente quanto a sua.

Informações adicionais sobre o cliente são preciosas nesse momento, se você tem dados sobre o cliente que podem sustentar as vantagens da parceria com sua empresa use-os nesse momento. Você pode incluir um breve case de sucesso que sustente as vantagens desta parceria para a empresa do cliente.

Cronograma/Tempo estimado (Quando?)

“Quando o serviço será realizado”? Nem todas as soluções são passiveis de tempo certo, tente dar ao cliente um tempo estimado para que os objetivos comecem a ser alcançados. Ou crie um cronograma contendo as datas de cada processo. Com o cronograma ou tempo estimado o cliente consegue visualizar melhor o que está sendo tratado e tem mais confiança nos objetivos traçados.

É importante que você seja honesto sobre o tempo informado neste momento, prometer prazos que não condizem com os objetivos poderá fazer com que o cliente desconfie de todo o seu trabalho.

Valores (Quanto?)

“De quanto será o investimento do cliente”? Sendo uma proposta comercial você deve especificar os valores a serem acordados com esta parceria, se não tem um valor concreto você pode descrever uma estimativa e suas variáveis.

Você pode criar uma planilha com os itens e os valores tratados, por exemplo. Caso venha a ter custos, informe uma estimativa de seus custos com as soluções.

Layout

Sua proposta comercial está completa, todos os objetivos foram traçados, os custos foram apresentados, está tudo certo. Mesmo tendo o conteúdo perfeito é importante se preocupar com a aparência visual da proposta comercial.

Você pode utilizar uma capa para a proposta comercial, ou incluir sua logo no documentocertificando-se de que a imagem tem uma boa resolução ou que não está distorcida.

Caso possua gráficos ou outras imagens, certifique-se também se os dados estão legíveis. O importante é que a identidade visual esteja bem definida e alinhada em toda a proposta comercial.

Você também pode incluir em sua proposta um índice com todas as informações em tópicos indicando a página de cada item para deixar o documento mais organizado. Sua atenção com o layout deixará a proposta mais profissional.

Cuidados

Defina uma validade para a proposta, para que propostas defasadas não sejam usadas novamente.

Você também deve incluir deveres do cliente caso existam, e se for necessário ao serviço apresentado, você pode além da proposta comercial, enviar termos de aceite se precisar que outros pontos sejam formalizados. Inclua também os contatos ao fim da proposta.

Por fim, releia a proposta e confira se não existe algum erro ortográfico. Uma boa dica é pedir para que outra pessoa leia, pois quando lido por outra pessoa, erros podem ser mais fáceis de serem identificados e assim, você aproveita e tem a certeza que a proposta está fácil de ser compreendida.

Você também tem alguma dica para criação de propostas comerciais de sucesso? Compartilhe com a gente nos comentários!

(Visited 277 times, 1 visits today)