Você por acaso já parou para pensar no quanto a tecnologia está presente em nossas vidas? Usamos a internet para entrar em contato com amigos, ler notícias e compartilhar histórias, enquanto o smartphone já se tornou um acessório praticamente obrigatório. E as compras on-line, que já são quase tão comuns quanto as físicas? E é claro que as empresas também estão por dentro do poder da tecnologia, tanto que vêm investindo pesado em inovação e marketing digital. Mas você sabia que o mercado de seguros também pode (e, na verdade, deve) usar a tecnologia como uma aliada decisiva, adotando soluções cada vez mais seguras e eficientes?

Para entender como sua seguradora pode ser otimizada pelas soluções tecnológicas, aumentando sua capacidade de organização e diminuindo processos burocráticos, listamos aqui 7 ferramentas que certamente farão a diferença na sua maneira de fazer negócios. Confira!

Big Data

É fato: o número de informações que circula na internet todos os dias beira o incalculável. E é esse volume todo de dados que recebe o nome de Big Data. Mas a quantidade não deve amedrontar! Sua seguradora pode sim usar esses dados para melhorar sua própria forma de trabalho. Hoje, é possível filtrar e estruturar informações importantes para qualquer negócio com o auxílio da tecnologia. Torna-se possível, assim, detectar problemas no sistema e entender melhor o comportamento de clientes e potenciais clientes, aumentando sua capacidade de inserção certeira no mercado.

Serviços para smartphones

A população brasileira é composta por cerca de 200 milhões de habitantes, sendo que o número de smartphones no país já chega a quase 170 milhões. E as projeções para um futuro bem próximo são ainda mais impressionantes: de acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o número de dispositivos móveis inteligentes deve ultrapassar o tamanho da população, logo chegando a mais de 230 milhões. Um aparelho com tamanha influência não pode simplesmente ser ignorado por sua empresa.

De olho nessa tendência, hoje já existem diversos aplicativos que buscam aproximar corretores de clientes, fazendo com que o contato entre as partes seja cada vez mais digital. Esse contato pode se dar desde a prospecção, já que muitas pessoas usam o celular para procurar serviços, até o contato direto, seja por meio de aplicativos especializados ou mesmo de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ou o Telegram.

Portais de vendas

O e-commerce já é uma tendência bastante consolidada em praticamente todas as áreas da economia. Depois de enfrentar certa desconfiança devido a hesitações sobre a segurança das transações on-line, hoje o setor tem um faturamento estimado de 56,8 bilhões de reais, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Toda essa renda vem de compras em sites próprios, marketplaces e até redes sociais. E o mercado de seguros também faz parte dessa conta!

Todos os meses, o Google recebe bilhões de pesquisas voltadas exclusivamente para serviços de seguradoras, o que representa um mercado enorme prontinho para ser explorado. Para se sair bem nesse contexto, é preciso investir em bons canais de venda, seja por meio de lojas on-line próprias ou com o uso de serviços terceirizados. Também é uma boa ideia usar as ferramentas das próprias redes sociais. O Facebook, por exemplo, oferece a possibilidade de negociar serviços e produtos diretamente da suafanpage.

Marketing digital

Já falamos por aqui que tanto clientes como clientes em potencial usam cada vez mais a internet para pesquisar sobre produtos e serviços, incluindo aí os seguros. Por isso, é absolutamente essencial aproveitar todo esse potencial para atrair possíveis compradores para sua empresa. E isso só é possível por meio de um bom plano de marketing digital.

Trata-se, basicamente, de aumentar a presença da sua marca nos meios eletrônicos, com propagandas e banners em sites especializados, um bom gerenciamento das redes sociais ou mesmo usando o chamadoinbound marketing. Como é um conceito relativamente novo, vale explicar que o inbound aproveita um site ou blog próprio para oferecer conteúdo de qualidade relacionado ao mercado em questão, fazendo com que seu endereço atraia interessados na área.

Notificação eletrônica

Existe uma série de notificações extrajudiciais (como a cobrança de aluguéis atrasados, por exemplo), que há até pouco tempo quase sempre precisava ser enviada por carta registrada. Isso acontecia porque a entrega da notificação precisava ser confirmada para ter qualquer validade e, assim, garantir sua legalidade.

O detalhe é que, assim como as cartas tradicionais vêm sendo substituídas por e-mails, a carta registrada também segue o mesmo destino. Hoje em dia, é possível enviar um correio eletrônico com esse tipo de notificação, comprovando data e hora do seu recebimento, ainda aumentando sua segurança jurídica com uma assinatura eletrônica.

Dessa forma, sua notificação chega mais rapidamente ao destinatário, assim como o retorno do seu recebimento é mais ágil. Além do mais, os dados enviados são seguros tanto do ponto de vista legal quanto em relação à interceptação das mensagens — afinal, o e-mail é criptografado e só pode ser lido pelo dono da conta ou com sua devida autorização.

Visão estratégica do cliente

Nenhuma corretora consegue sobreviver no mercado de seguros se não tiver um controle realmente rígido sobre sua cartela de clientes, sendo capaz de identificar perfis específicos a fim de oferecer o melhor atendimento para cada um deles. O segredo está na personalização.

E uma das soluções tecnológicas que podem ajudar bastante nesse cenário é o software CRM, sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente. Esse tipo de ferramenta automatiza a coleta de dados de seus segurados, organizando-os de acordo com suas necessidades. Com isso, a empresa pode definir melhores estratégias de atendimento, marketing e vendas, tudo de forma totalmente personalizada. Assim, permite também criar melhores produtos para nichos específicos do mercado.

Assinatura eletrônica de documentos

O mercado de seguros é baseado em uma série de contratos e documentos que precisam ser extremamente claros e confiáveis, a fim de evitar qualquer tipo de dúvida jurídica a seu respeito. Há até bem pouco tempo, no entanto, a assinatura e a validação desses documentos era feita de maneira tradicional: de forma manual e recheada de carimbos. Como resultado, a burocracia era palpável.

Felizmente, hoje é possível criar, assinar e entregar documentos com uma assinatura eletrônica. A solução proporciona um significativo aumento na velocidade das transações dos negócios, a diminuição do perigo de fraudes, além de ainda permitir a elevação da sua lucratividade, já que seguradoras que usam esse tipo de recurso tendem a ser até 50% mais lucrativas que as concorrentes.

Isso sem contar que o serviço de assinatura eletrônica é personalizado de acordo com as necessidades da seguradora, além de totalmente seguro, já que as informações são criptografadas. Por fim, vale lembrar que o uso de assinatura eletrônica se tornou obrigatório para seguradoras desde 2015, quando uma circular do Ministério da Fazenda foi emitida com essa orientação. E se quer saber mais sobre essa novidade, aproveite para conferir também este post!

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