Negócios que ficam parados no tempo são negócios que perdem relevância e, eventualmente, deixam de estar no mercado. Vivendo na era da informação e da revolução digital, os negócios precisam estar cada vez mais atentos e responsivos às novidades do mercado.

Muitas dessas novidades e mudanças são trazidas, apoiadas e possíveis graças à tecnologia, o que hoje beneficia a atuação do negócio em diferentes frentes. Nesse cenário, que adquire novas feições a cada dia, a transformação digital é um fenômeno muito importante e que deve ser observado por qualquer negócio que deseje ter sucesso.

Por isso, vamos explicar nesse artigo o que é essa transformação digital e quais são os impactos causados por ela. Confira!

O que é a transformação digital?

Atualmente a tecnologia está mais presente do que nunca na vida das pessoas, mas há algum tempo ela também vem ganhando cada vez mais espaço nas corporações. De todos os tamanhos e em todos os segmentos, as empresas se veem cada vez mais imersas em um mundo altamente digital e muito automatizado.

Para que se adaptem a tais demandas, as empresas vêm se transformando cada vez mais em negócios digitais a fim de se adequarem à nova realidade. A esse fenômeno é dado o nome de transformação digital. Mais do que apenas “aumentar o uso de tecnologia”, essa transformação tem como papel modificar e/ou romper paradigmas e criar outros.

As empresas agora atuam de forma diferente e não apenas estão mais dependentes da tecnologia, como também estão mais dinâmicas e mais preparadas para atender às necessidades de seus clientes. Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia, a tendência é que essa transformação seja cada vez mais intensa, mais rápida e mais abrangente, fazendo com que todos os negócios estejam imersos nessa realidade.

Como a transformação digital vem mudando a forma de fazer negócios?

O uso da tecnologia e a transformação digital em si vêm mudando a forma como os clientes se comunicam com as marcas e como as percebem, assim como o jeito de fazer negócios. Além disso, a qualquer momento pode surgir um novo modelo de negócio visto como disruptivo, mudando a forma como um determinado produto ou serviço é consumido — Netflix, Spotify, Uber e Airbnb são apenas alguns dos bons exemplos que se encaixam nessa categoria.

Nesse sentido, algumas mudanças trazidas pela grande transformação no mundo corporativo incluem:

Novas formas de gestão

Hoje os negócios são capazes de coletar e analisar uma quantidade de dados muito maior. Com o uso de Big Data e Business Intelligence, hoje os negócios conseguem obter dados muito relevantes que antes simplesmente não eram possíveis.

Isso permite não apenas que a empresa otimize seus processos, como também o faça voltado para as necessidades específicas de seus clientes. Além disso, atualmente a gestão tem mais visibilidade sobre o mercado e consegue avaliar melhor os concorrentes, por exemplo. Com isso, sua tomada de decisão é cada vez mais baseada em dados coletados e analisados, aumentando a assertividade e a competitividade.

Explosão do mobile

Dentre as novidades tecnológicas que têm invadido o mundo dos negócios, a tecnologia mobile tem ganhado destaque. Ao mesmo tempo em que a empresa precisa se preocupar em comunicar-se com seus clientes via mobile e de maneira eficiente, ela também se beneficia disso em sua estrutura.

Em 2014, a Gartner divulgou que cerca de 40% dos empregados de grandes empresas dos Estados Unidos usavam seus próprios dispositivos para trabalhar, gerando uma redução de custos no quesito estrutura. E tudo isso só é possível graças à presença da tecnologia móvel. Uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group e pela Qualcomm com países emergentes, incluindo o Brasil, indicou que os negócios que usam tecnologia móvel crescem 50% mais.

Comunicação interna

A comunicação interna também mudou e agora as empresas dispõem de alternativas muito mais viáveis para uma comunicação assertiva. Enquanto os comunicadores instantâneos e VoIPs reduzem os custos com a telefonia tradicional, as plataformas colaborativas ajudam na implantação de metodologias ágeis e para a tomada de decisão como um todo.

Graças a soluções de cloud computing, agora é possível que diversos membros de um mesmo time acessem documentos e itens importantes, à distância ou não, alterando-os de maneira simultânea. Segundo a IDC Brasil, o mercado de serviços de TI registrou alta de 7,4% no país, do segundo semestre de 2014 ao primeiro de 2015.

Negócios à distância

E por falar nisso, agora as empresas podem fazer negócios à distância de maneira mais fácil. Se antes o praticamente aposentado fax se fazia necessário entre cada transação, hoje a assinatura digital pode funcionar para uma série de momentos.

Propostas comerciais, aberturas de conta, matrículas, pedidos de compra e quaisquer outros documentos que precisem de uma assinatura agora se beneficiam disso graças à transformação digital. Isso, inclusive, ajuda funcionários que trabalham longe da sede da empresa. Com a assinatura digital, o home office também é uma realidade mais presente nos negócios.

Vendas e comunicação online

A transformação digital ainda impacta a forma como as empresas vendem. Com o crescimento das vendas online — atualmente as vendas por e-commerce representam quase 7% do total de todas as vendas nos Estados Unidos — os negócios precisam se atentar cada vez mais para essa necessidade.

Isso cria novas questões logísticas e de gestão que precisam ser observadas corretamente e também influencia a comunicação das empresas. Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta considerada mais barata e com mais retorno do que outras opções e vem mudando a forma como as empresas falam com seus clientes.

A integração entre canais é mais uma realidade, fazendo com que as empresas se preocupem cada vez mais em criar um ambiente sem barreiras entre o online e o offline.

Gestão administrativa

Outro ponto de mudança é a gestão. Além de agora possuir mais dados para analisar e utilizar, as empresas possuem cada vez mais ferramentas de TI para ajudar a gestão administrativa do negócio como um todo.

Softwares de gestão, plataformas de acompanhamento de dados e serviços cloud based são apenas algumas das inúmeras possibilidades que, com essa transformação, agora são utilizadas para favorecer todo o processo de tomada de decisão.

A “transformação digital” consiste, basicamente, em todos os processos de mudanças ou de adaptação que as empresas vêm sofrendo ao longo dos anos para se tornar negócios cada vez mais modernos. Isso vem para atender a necessidades cada vez mais exigentes, causadas pelo aumento do emprego da tecnologia, e gera impactos internos e externos na forma como as empresas fazem negócios atualmente.

Por falar nesse assunto, aproveite para ler outro de nossos artigos e veja como as empresas se tornarão 100% digitais.

(Visited 352 times, 1 visits today)

Tags