A Circular nº 251 da Susep determina que “ficará a critério da sociedade seguradora a decisão de informar ou não, por escrito, ao proponente, seu representante legal ou corretor de seguros, sobre a aceitação da proposta, devendo, no entanto, obrigatoriamente, proceder à comunicação formal, no caso de sua não aceitação, justificando a recusa”.

Portanto, é indispensável para a seguradora oficializar que não está disposta a assumir qualquer tipo de risco proposto ou renovar uma apólice. Enquanto não documentar essa posição a proposta está tacitamente aceita e a empresa terá que arcar com a indenização em caso de sinistro.

Essa regra tem um potencial para gerar prejuízos significativos, sobretudo para companhias com grande volume de propostas para serem analisadas, pois muitas vezes há uma exposição prolongada a contratos indesejados. Os profissionais da área conhecem bem essa situação, inclusive sua fragilidade a fraudes. E sabem que para limitar esse risco é necessário que as respostas sejam ágeis.

Em geral, a análise de risco não leva muito tempo, diferentemente do trâmite para formalizar a recusa. Os meios tradicionais, com papel, assinatura presencial, autenticação em cartório e despachos pelo correio é que prejudicam a rapidez do processo.

Para minimizar a possibilidade de perdas, a solução mais indicada é a formalização digital. A ferramenta permite um aviso de recebimento imediato e que a resposta da seguradora seja assinada e autenticada eletronicamente, em seguida à avaliação, e enviada ao destinatário por e-mail com valor jurídico. É uma reposta instantânea, portanto, que diminui a minutos o tempo a que a seguradora fica exposta a riscos que decidiu não aceitar. Ficando praticamente impossível sofrer prejuízos nessa situação.

Além disso, o processo digital oferece economia relevante na gestão dos documentos, quase extinguindo os papéis, impressão e despachos. Também ocupando menos tempo da equipe responsável. Em situação prática, já foi observada uma diminuição de 30% nos custos operacionais para essa atividade.

Hoje, não aderir ao processo digital significa desperdiçar dinheiro e expor a empresa a riscos desnecessários.  O que você está esperando? Traga sua empresa para a era digital – faça o nosso teste gratuito de 30 dias e comprove!

(Visited 251 times, 1 visits today)

Tags